DESTAQUES
Conheça os pontos mais relevantes do 19.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global.

Rosa de Pinho destaca o impacto do congresso, sublinhando a importância da participação multidisciplinar e os desafios futuros no combate à hipertensão arterial.

Fernando Martos Gonçalves enfatiza a relevância do congresso, a necessidade de mais tempo para discussão e a visão da nova direção para o futuro.

Thomas Weber, presidente da European Society of Hypertension, explica o conceito do Masterplan ESH e a sua aplicação na prática clínica.

Michel Burnier, diretor da Divisão de Nefrologia e HTA do Hospital Universitário de Lausanne, alerta que a doença renal crónica, por ser silenciosa, é frequentemente subdiagnosticada, aumentando o risco cardiovascular.

Béla Benczúr, diretor do Departamento de Medicina Interna, Cardiologia do Balassa János County Hospital, aborda os desafios da hipertensão resistente, o impacto do stress e a adesão ao tratamento.

Sandra Martins, professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, refere a importância dos diferentes tipos de RNA na regulação da expressão genética nomeadamente na doença cardiovascular.

Ana Tornada, coordenadora do Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular da SPMI, aborda o impacto da disfunção do sistema nervoso autónomo na pressão arterial, realçando a importância do diagnóstico correto e de estratégias não farmacológicas

Fernando Pinto, cardiologista na ULS Entre Douro e Vouga, compara as diretrizes da ESC e da ESH para a hipertensão, sublinhando as principais semelhanças, e analisa estudos que evidenciam os tratamentos mais eficazes para o controlo da pressão arterial.